segunda-feira, março 09, 2015

Lições

Findou, hoje, a produção de prova num processo que corre termos num Julgado de Paz desse Portugalão.

O processo foi-me "confiado" numa ótica de favor, mais concretamente, a parte e a contra-parte são amigos comuns de um colega meu. Por não se querer envolver, o colega pediu-me para fazer o julgamento, cabendo-lhe fazer determinada peça processual, um articulado.

Foi o processo que, sem dúvida, me abalou mais, nem sendo nada de especial. Sem querer revelar os detalhes, aprendi:

1. Nunca aceitar processos de clientes que não te pertecem. Há excepções.

2. Nunca mostrar educação com as testemunhas da parte contrária. Passas por "calmo". Um advogado "calmo" é sinónimo de "corno manso".

3. Aumentar a dose de cinismo na vida diária. Desde que comecei a ser advogado que me vejo um cínico nojento. Para a profissão, é bom. Melhor mesmo só psicopata, no sentido mesmo médico do termo.

4. Nunca receber no fim. É que não sei quanto vou receber, nem quando. Fiz um favor.

5. Nunca faças favores incondicionais, no que à profissão diz respeito. Goes without saying.

Só tenho a dizer que, felizmente, não volto àquele lugar tão cedo.

Também tinha uma lista de desejos. Vou ficar-me pelas lições.